sexta-feira, 8 de agosto de 2008

A Voz do Personagem - O orientador

[Imagem de Augusto Baptista]

Joaquim Paulo Nogueira, nasceu em Lisboa, em 21 de Maio de 1962.

Dos seus textos não representados, os que considera mais significativos são: "É para os Putos que não Querem Comer a Sopa", "Evaporação dos Pássaros", "O Naufrágio do Galeão" e "O Farol".

Com Domingos Galamba e João Paulo Baltazar, escreveu "Abril Futebol Clube" estreada em Abril de 2000, no Teatro Bar do Teatro da Trindade, e com Carlos Fragateiro fez "Mas Afinal Quem é Frank?", adaptação de textos de vários autores estreada em Maio de 1995, pela Efémero-Companhia de Teatro de Aveiro.

A partir de 1996, orientou algumas Oficinas de Escrita integradas em trabalhos multidisciplinares (com Luís Mourão, Fernando Mora Ramos, Carlos Alberto Augusto, Tiago Torres da Silva e Rogério de Carvalho). Do trabalho realizado com Rogério de Carvalho, resultou "A Fronteira" (colagem de textos elaborados pelos actores e por alguns dramaturgos lusófonos), espectáculo este apresentado no âmbito do 1º Estágio Internacional de Actores Lusófonos (1998).
Fez trabalho de jornalismo e divulgação teatral, tendo entrevistado, entre outros, Jacques Lecoq, Jean Pierre Ryngaert, Giséle Barret, João Brites e José Caldas. Tem comunicações e artigos publicados em Espanha e na Bélgica.
Fez parte da direcção da Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos, tendo organizado, de 2003 a 2005, a presença portuguesa no Salão do Livro de Teatro de Madrid, uma iniciativa da Associação de Autores de Teatro de Espanha.
Textos para teatro

 "Um Lugarzinho no Céu" (2008) – Teatro Altacena, da Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul. A estrear em Novembro de 2008.

 "Queixa Contra o Desconhecido" (2007) – Publicado online em Queixa.no.sapo.pt

 "Geraldo Carne e Osso" (última versão, 2005) - Estreado em 2005, na Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul, pelo Teatro Mínimo.

 "O Gato" (2005) – Teatro da Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian de Lisboa. Estreado em 2005.

 "O Farol" (2001) - Texto resultante do trabalho sobre "A Mulher Mistério", realizado no Simpósio de Escrita dirigido por António Mercado no Dramat e publicado em 2001, nos Cadernos DRAMAT, Edição TNSJ/ Livros Cotovia (© Livros Cotovia/JPN).

 "Abril Futebol Clube" (2000), com Domingos Galamba e João Paulo Baltazar - Estreado em Abril de 2000, no Teatro Bar do Teatro da Trindade.

 "Evaporação dos Pássaros" (1999) - 2ª Versão de "Sim, Senhor", peça em 1 acto (1988). Leitura pública em Março de 1995, e representação em Outubro de 1999, em Mem Martins, pelo Grupo de Teatro Byfurcação. Leitura em 2006, na Universidade de São Paulo, Brasil.

 "Ilusões de África" (1998)- Peça curta, realizada no âmbito do projecto "Cenas de Amor e Guerra", da Efémero-Companhia de Teatro de Aveiro, editado em 1999 pelas Edições Efémero (© Edições Efémero/JPN).

 "O Naufrágio do Galeão" (1995) - Escrita no âmbito do Projecto Fronteiras, da Efémero-Companhia de Teatro de Aveiro, sob a direcção de Daniel Simon e editado em 1998, pelas Edições Efémero com o apoio do IPLB (© Edições Efémero/JPN).

 "É para os Putos que Não Querem Comer a Sopa" (1990) - 1º Prémio Cultura e Desenvolvimento 1990 (construída a partir das improvisações dos actores sobre um guião original), 3º Prémio CITAP 94.
 "Seis" (1988) - Menção Honrosa no Cultura e Desenvolvimento 1990, e no "Prémio Alves Redol" na Comuna - Teatro de Pesquisa.

Sem comentários: